
Segundo pesquisas, os camelos teriam sido domesticados entre os séculos IX a XII A.C. e que eles foram encontrados (ossadas) em 6000 A>C, na península arábica mas que eles evoluíram de seu ancestral no período Paleogeno.
Camelos são mamíferos de grande porte, são herbívoros e em quase sua totalidade são de animais domesticados, há uma pequena parcela de camelos selvagens que vivem no deserto de Gobi.
Uma curiosidade é que eles são parentescos das lhamas, da alpaca e vicunha.
Camelo em árabe se chama “Jamala” que significa carregar. Para sorte ou azar dos camelos suas principais características são: força, resistência a escassez de água e facilidade de domesticação. Essas três características fizeram com que esta espécie se sobressaísse de qualquer outra para servir de transporte para atravessar grandes áreas onde não haja água, pois os camelos podem suportar grandes distâncias e com altas temperaturas com baixa necessidade de consumo de água, mas quando bebem, chegam a beber até 200 litros de água de uma única vez. Há toda um metabolismo nesta espécie que favorece esta retenção hídrica em seu corpo, sua urina por exemplo é muito consistente, quase uma calda grossa e suas fezes muito secas, inclusive são utilizadas para alimentar o fogo como lenha( curioso não? ). E tem mais, a água que ele bebe é acumulada em sua corrente sanguínea, onde seus glóbulos vermelhos podem aumentar em até duzentos e cinquenta por cento seu volume para acumulá-la. Suas patas possuem uma base larga fazendo com que não enterre nas areias do deserto, seus cílios são espessos e compridos para que impeçam de entrar areia das tempestades no deserto.
Ahhh sabem aquela estória de as corcovas ( no caso de dromedários e corcova no caso de camelo ) que serviriam para armazenar água, tudo bobagem!!! As corcovas são um reservatório de gordura. Elas minimizam o calor isolando todo o resto do seu corpo, que é uma das adaptações para viver em climas quentes. Quando este tecido adiposo é metabolizado, ele age como uma fonte de energia, e produz mais de 1 g de água para cada 1 g de gordura convertido por reação com o oxigênio do ar ( aqui um aparte, já imaginaram se os seres humanos tivessem este metabolismo tbm? Toda nossa gordura se transformaria em água…só não me perguntem onde seria nossa corcova ).
Existem mais variações fisiológicas nestes animais tais como por exemplo seu sistema nasal não permite que se perca para o meio ambiente a umidade da respiração, esta umidade retorna para seu corpo. Há variação no formato de suas células de hemoglobina para que circulem mais facilmente quando estiver no limite de escassez de água em seu corpo.
Sua gestação leva pouco mais de um ano e gerando apenas uma cria por vez.
Eu não falei, mas os camelos são animais que geralmente possuem comportamentos vingativos, uma vez ameaçados eles cospem e podem até morder. Sua mordida, dependendo da intensidade, pode ser bem séria podendo perder grande parte de um membro ou todo.
Tá mas por que este assunto de camelo num blog da Essenza Casa e Jardim que é uma loja de móveis e objetos de decoração? Não se afobem, chegaremos lá!!
Além de serem animais de tração, ou seja, serem utilizados para transporte de pessoas e cargas, principalmente em áreas desérticas, eles fornecem leite e carne de excelente padrão proteico para nós seres humanos!
A expectativa média de vida de um camelo é de 40 a 50 anos mas ainda assim estes animais continuam oferecendo a nós seres humanos suas matérias-primas.
O osso do camelo é utilizado em uma larga finalidade no mercado de artesanato.
O osso do camelo possui uma estrutura muito forte e é resistente a umidade e a altas temperaturas e foi e é utilizado para fabricação de objetos de artesanato, objetos utilitários como cabos de facas, adagas, espadas, revestimento de mobiliários como em cômodas de osso, bengalas, caixas ornamentais, puxadores de gavetas/portas, esculturas, peças de ornamentos como pingentes, anéis, etc.
O pessoal da Essenza, muito ligados nas tendências mundiais, possuem em seu acervo objetos garimpados na Jordania onde possuem muitos camelos e um artesanato belíssimo como cômodas, abridores de cartas, obeliscos, caixas variadas de decoração e todas com revestimento de osso da canela dos camelos, os quais são mais longos e assim podem ser melhor aproveitados. Há um deserto belíssimo na Jordania, o Wadi Rum, onde já foi palco de muita história e lá se pode ver milhares de camelos!!

Tapetes Persas
Bem pessoal eu não sei falar de algo sem antes contextualiza-lo, então vamos embarcar nesta história pois ela é muito rica e interessante!Os tapetes Persas

Camelos
Segundo pesquisas, os camelos teriam sido domesticados entre os séculos IX a XII A.C. e que eles foram encontrados (ossadas) em 6000 A>C, na península

Maximalismo
O Maximalismo pode ser definido como um movimento estético contrário ao minimalismo. Ao invés de pregar o “Menos é mais”, frase mais famosa do movimento